Projeto Plastimago 4.0

A melhor solução industrial em plástico

Designação do projeto

PROJETOS INDIVIDUAIS QUALIFICAÇÃO DAS PME: Projeto Plastimago 4.0

 

Código do projeto

CENTRO-02-0853-FEDER-041105

Objetivo principal

Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção

Centro

Entidade beneficiária

PLASTIMAGO-TRANSFORMADORA DE PLASTICOS LDA

Data de aprovação

2019-03-19

Data de início

2018-10-01

Data de conclusão

2020-09-30

Custo total elegível

€ 82.130,42

Apoio FEDER

€ 36.958,69
 
 
Descrição
O projeto Plastimago 4.0 representa o culminar de uma estratégia sustentada de crescimento delineada com o objetivo de crescer em mercados internacionais com produtos de elevada qualidade direcionados sobretudo para o setor automóvel. Esta estratégia teve início em 2012 com a certificação da empresa pela ISO/TS 16949:2009.

Na sequência desta aposta e também como consequência da transição da certificação ISO/TS 16949:2009 para a IATF 16949:2016, que delineia os requisitos do sistema de gestão da qualidade para as organizações que trabalham na produção de peças e acessórios para o setor automóvel, torna-se necessário proceder ao reforço das capacidades de organização e gestão da Plastimago, nomeadamente através do investimento em desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva, redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços e a utilização de TIC tal como preconizado na Prioridade de Investimento 3.3 mencionada na alínea b) do n.º 1 do artigo 40.º do RECI.

No sentido de qualificar a empresa para continuar a dar resposta a estas exigências dos clientes afetos ao setor automóvel (e por consequência a todos os outros setores), mas também de alavancar o seu crescimento assente em processos fiáveis, seguros e de qualidade importa levar a avante um conjunto de alterações ao funcionamento da mesma que pressupõem os investimentos preconizados.

A implementação de um sistema de gestão logística, bem como a implementação de um sistema de picking, trará um conjunto de melhorias à Plastimago na gestão de inventário e de stocks e de permitir a rastreabilidade de uma forma fidedigna dos produtos fabricados. A aquisição de dados das máquinas, de pontos de interação com os operadores e implementação de um MRP bem como a integração de tudo isto com o ERP da empresa não só permite a desmaterialização de grande parte dos processos, e consequente eliminação do papel da produção, como garante a aquisição e tratamento de dados no momento em que estes são gerados. Este passo permitirá à empresa não só fazer o planeamento da produção e um correto aprovisionamento como ter disponíveis todos os KPI’s no momento e consequente libertação de recursos para outras funções bem como ter um processo mais ecológico.

A implementação de um software de gestão da qualidade permite, através da aquisição de dados de diferentes fontes, a análise de indicadores diretamente no ERP da empresa e uma rápida atuação no sentido da resolução de problemas e minimização dos custos da não qualidade bem como a eliminação de registos em formato papel.

A implementação de um software de gestão da manutenção, a sua conexão com o ERP da empresa e com os dados dos equipamentos permitirá uma efetiva gestão da manutenção, uma melhor organização do trabalho e da afetação de recursos, o controlo e a programação de trabalhos de manutenção e a gestão de stocks de peças e ferramentas.

A desmaterialização destes processos: produção, logística, qualidade e manutenção será suportada através da instalação de uma rede de dados na empresa com implementação de interfaces de recolha de informação em chão de fábrica.